sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

In Nacht und Eis

In Nacht und Eis (tradução literal em português: Na Noite e no Gelo) é um filme alemão de 1912, dirigido por Mime Misu, sobre o naufrágio do Titanic. As filmagens começaram durante o Verão de 1912 e estreou no Inverno do mesmo ano. Os efeitos especiais são primitivos comparados aos filmes de hoje, mas eram bastante impressionantes para a altura em que foi realizado. No filme, um pequeno Titanic de brinquedo bate contra um bloco de gelo num pequeno lago e afunda. A produção contém alguma ficção à volta do naufrágio, como caldeiras explodindo devido à pressão. Foi produzido pelos Estúdios Continental Films, de Berlim e, apesar de maior parte do filme ter sido filmado em estúdios e terrenos existentes nas traseiras do edifício de estúdios, alguma parte foi gravada em Hamburgo e outra foi possívelmente gravada a bordo do paquete alemão Kaiserin Auguste Victoria. O Departamento de Bombeiros de Berlim forneceu água para as cenas do naufrágio. Com uma duração de 35 minutos, In Nacht und Eis era três vezes mais longo do que a maior parte dos filmes de 1912.
Por volta de 1914, o filme foi considerado perdido para todo o sempre, como muitos filmes mudos daquela altura. Então, em 1998, um colecionador alemão apercebeu-se de que o filme se encontrava na sua coleção privada. Várias cenas podem ser vistas no documentário Beyond Titanic.

Ficha Técnica:


 Alemanha
1912 •  P&B •  35 min 


Direção: Mime Misu
Roteiro: Mime Misu
Elenco original: Waldemar Hecker, Mime Misu,Otto Rippert,
Ernst Rückert.
Gênero: drama
Idioma original: Filme mudo (intertítulos em alemão)
Diretor de arte: Siegfried Wroblewsky
Diretor de fotografia: Willy Hameister, Emil Schünemann, Viktor Zimmerman
Lançamento: 17 de agosto de 1912



 Cena de In Nacht und Eis



Cena de In Nacht und Eis, o 1º filme sobre o naufrágio do Titanic, 1912.



Nesta cena de In Nacht und Eis, vemos as pessoas nos botes.

4 comentários:

Mário disse...

um bom filme um excelente post.

SERGIO JUNIOR disse...

um bom filme na minha opinião,e fiquei sabendo desse filme no documentario beyond titanic que tneho no meu dvd de 1953.
no meu blog eu dei uma nota para ele 8,5.
não dei nove por causa dos erros.

Rodrigo Aparecido Piller disse...

Este filme serve pra mostrar como o BOOOM cinematográfico Titanic começa logo após o próprio naufrágio, é um fenômeno que nunca parou... E mais incrível ainda é o filme ter sido reencontrado,,, são das coisas do destino msm,,,

Ótimo post amigo.. Abraço!

Tirano Sauro Rex disse...

Eu vi esse filme no youtube. É bem legal até.