sábado, 8 de janeiro de 2011

Saved from the Titanic

SavedFromthetitanicposter.PNG


Saved From the Titanic (traduzido literalmente para o português como Salva do Titanic) é um dos primeiros filmes feitos sobre o Titanic, é conhecido no Reino Unido como A Survivor From the Titanic (Uma Sobrevivente do Titanic, na tradução literal) foi um filme mudo de curta metragem, do gênero documentário, estreado a 14 de Maio de 1912. É protagonizado por Dorothy Gibson, uma sobrevivente do naufrágio do Titanic, e dirigido por Étienne Arnaud. O roteiro foi da própria Dorothy.
O filme foi realizado em menos de duas semanas, a preto e branco, mas com algumas cenas a cor. Hoje é considerado perdido. As suas únicas cópias foram destruídas num incêndio nos Estudios Éclair, em 1914.
Foi uma das primeiras produções a usar cor. Apesar de ter sido filmado a preto e branco na sua maioria, duas cenas foram gravadas em Kinemacolor: a cena em que Dorothy regressa para junto de seus pais depois de ser considerada morta e a cena final, em que o seu pai oferece a filha em casamento a um homem.

Ficha Técnica:

 Estados Unidos
1912 •  P&B •  10 min 


Direção: Étienne Arnaud
Produção: Harry Raver
Roteiro: Dorothy Gibson
Elenco original: Dorothy Gibson
Gênero: Drama
Idioma original: Filme mudo com intertítulos em Inglês 

O que restou do filme, já que ele foi perdido em um incêndio, foram estas fotos raras:

Cena de Saved From the Titanic

Cena de Saved From the Titanic

Dorothy Gibson



2 comentários:

Rodrigo Aparecido Piller disse...

O mais curioso deste filme é a realização imediata e contando com Dorothy, pois ela escapara da tragédia,,, li certa vez que usou a mesma roupa da noite da tragédia nesta produção... e eu msm nem imaginava que teve cenas em cores,,, uma pena ter se perdido pra sempre...

òtimo post amigo...

Alencar Silva disse...

Quem sabe o futuro não nos reserva uma surpresa e em algum sotão ou porão uma cópia seja encontrada.
Ótima matéria.