quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SOS Titanic

S.O.S. Titanic foi um filme televisivo de 1979 que retrata a viagem condenada de 1912 do RMS Titanic. O roteiro foi escrito por James Costigan e o filme foi dirigido por William Hale. O filme de TV conta sobre três grupos distintos de passageiros da primeira, segunda e terceira classe, respectivamente. Os passageiros da Primeira Classe incluem John Jacob Astor IV e sua esposa Madeleine, seu amigo, a "inafundável" Molly Brown, outro par de recém-casados, Daniel e Maria Marvin e Benjamin Guggenheim, retornando à sua esposa e filhos após um escandaloso caso.
Indiscutivelmente, o enredo mais comovente é do casal de professores Lawrence Beesley (interpretado por David Warner, que viria a aparecer em 1997 o filme Titanic) Leigh Goodwin (interpretada por Susan Saint James ). Ambos são salvos.
Na terceira classe, a trama se concentra em experiências de uma dezena de imigrantes irlandeses, que estão se aproximando do navio, em um barco auxiliar (Nomadic, por exemplo)no porto de Queenstown, na Irlanda. Esses personagens, todos baseados em pessoas reais, incluem Katie Gilnagh, Kate Mullins, Agatha Mary Glynn, Bridget Bradley, Daniel Buckley, Jim Farrell, Martin Garcia, e David Chartens. Durante a viagem, Martin Gallagher se apaixona por uma anônima "beleza da Irlanda."
O Titanic bate num iceberg e os passageiros são instruídos a sair no convés com coletes salva-vidas por diante. Beesley procura Goodwin, mas não consegue encontrá-la (vice versa). Muitos dos passageiros simplesmente se recusam a entrar em barcos.
O Carpathia responde a um SOS do Titanic e vira a direção para vir, mas são quatro horas até chegar ao Titanic afundando. Goodwin entra em um barco e sobrevive. Muitos passageuros são embarcados nos botes entre eles Ismay e a camareira Violet Jessop (que também sobrevive ao naufrágio do HMHS Britannic em 1916).
O Titanic lentamente afunda. O Carpathia resgata 703 sobreviventes, incluindo Molly Brown, Astor e Madeleine, a Condessa de Rothes, Goodwin Leigh e Laurence Beesley.Mas 1.516 passageiros congelaram na água até a morte.

Ficha Técnica:



Reino Unido
1979 • Cores •  Versão de TV: 144 min; versão DVD: 109 min

Direção: William Hale
Produção: Lou Morheim
Roteiro: James Costigan
Elenco Principal: David Janssen, Cloris Leachman, Susan Saint James, David Warner e Ian Holm
Distribuído por: EMI Films
Idioma original: Inglês
Lançamento: 23 de setembro de 1979


Ator interpretando Bruce Ismay


Cena de SOS Titanic de 1979


David Warner, que em Titanic de 1997 interpreta o "criado" de Call, e Susan Saint James

sábado, 19 de fevereiro de 2011

The Unsinkable Molly Brown

"A Inafundável Molly Brown" é um filme-musical americano de 1964, dirigido por Charles Walters. O roteiro escrito por Helen Deutsch é baseado no livro de 1960 "The Unsinkable Molly Brown" escrito por Richard Morris. As canções foram compostas por Meredith Willson. O enredo é um relato da vida de Margaret Brown, que sobreviveu ao naufrágio em 1912 do RMS Titanic. Debbie Reynolds foi indicada para o Oscar de Melhor Atriz, mas perdeu para Julie Andrews, em seu filme de estréia, Mary Poppins. Resgatada do rio Colorado como um bebê e criada por Shamus Tobin, a moleca Molly Brown está decidida a encontrar um homem rico para se casar. Ela viaja para Leadville, Colorado, e é contratada como cantora de salão até o mineiro Johnny Brown encontrar uma mina, e os dois se casarem, e ele vende sua mina de prata por US$ 300.000. Logo depois o dinheiro que ele escondeu de Molly no fogão, acidentalmente é queimado, Johnny descobre outra mina, porém de ouro e eles ficam mais uma vez ricos. Molly tenta melhorar o seu status social, e tenta se dar bem com a elite da cidade, todos os quais ela despreza  e suas maneiras. Ela e Johnny vão para a Europa, onde eles são acolhidos pela realeza, e o casal planeja um retorno para Denver, desta vez com seus novos amigos;o plano de Molly é apresentá-los para as pessoas que anteriormente ela foi rejeitada mas novamente ela é "desviada" da sociedade. Molly decide voltar para a Europa, deixando para trás Johnny. Inicialmente, ela cai  aos encantos do príncipe Louis de Lanière, mas finalmente decide que prefere viver com Johnny em Leadville. Navega de volta para casa a bordo do Titanic, mas durante o naufrágio ela se torna uma heroína: ajudando a resgatar muitos dos seus companheiros de viagem. Quando sua ação traz manchetes internacionais, Molly é recebida por Johnny e as pessoas de Denver.


Ficha Técnica:



Estados Unidos 

1964  Cores e P&B • 128 min


Direção: Charles Walters
Produção: Lawrence Weingarten
Roteiro: Helen Deutsch, Baseado no livro de Richard Morris
Elenco Principal: Debbie Reynolds, Harve Presnell e Ed Begley
Distribuído por: Metro-Goldwyn-Mayer
Idioma original: Inglês
Lançamento: 11 de junho de 1964




Margaret Brown ficou conhecida como "A inafundável Molly Brown" após o naufrágio do Titanic


Cena do filme de 1964, "The Unsinkable Molly Brown"


Cena de "The Unsinkable Molly Brown"

domingo, 13 de fevereiro de 2011

A Night To Remember

Em 10 de abril de 1912, o RMS Titanic, era considerado o maior, mais veloz, mais luxuoso e mais seguro transatlântico do mundo. A sua jornada seria de Southampton, na Inglaterra, para New York, nos Estados Unidos. Após quatro noites navegando pelo oceano, o insubmergível Titanic, cruza tragicamente com um gigantesco iceberg. Morreram 1.500 passageiros e um pouco mais de 700 sobreviveram. Esta versão inglesa, da tragédia que abalou o mundo, está entre as mais respeitadas superproduções sobre o Titanic. Este filme é quase que um documentário, comove pelas excelentes performances dos atores, onde encarnaram todo o heroísmo e horror daquele momento. Uma das curiosidades do filme, é que o ator Bernard Fox, que interpreta o vigia Frederick Fleet, irá interpretar o Coronel Archibalt Gracie em Titanic de 1997. O filme é inspirado em um livro com o mesmo título publicado por Walter Lord, uma das pessoas que estudaram o navio e sua história a finco. Para mim é, junto com Titanic de 1997, o melhor filme feito historicamente sobre o RMS Titanic. Conta exatamente sobre os fatos reais, exceto em algumas partes, como na quebra do navio, por exemplo, e é interessante analisar que mostra o capitão e os oficias do navio Californian, o navio que ficou dormindo enquanto estava apenas a alguns quilômetros do Titanic e não prestou socorro. A Night to Remember, mostra o drama de muitos personagens conhecidos na história do transatlântico da White Star Line.

Capa da versão alemã.


Ficha Técnica:


Reino Unido
1958  P&B • 123 min


Direção: Roy Ward Baker
Produção: William MacQuitty
Roteiro: Eric Ambler
Elenco Principal: Kenneth More, Ronald Allen, Robert Ayres e Honor Blackman
Distribuído por: Magnus Opus
Idioma original: Inglês
Lançamento: 01 de julho de 1958
Orçamento: 1,680,000 de dólares


Cena do filme inspirado no livro de Walter Lord, A Night To Remember


Cena de A Night To Remember, em português, Somente Deus por Testemunha.


Um dos melhores filmes, historicamente, sobre o Titanic, mas claro, nenhum filme é totalmente correto.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

NOTÍCIA URGENTE! EXPOSIÇÃO TITANIC NO BRASIL

Pela primeira vez no Brasil, Titanic: a exposição reúne objetos resgatados do fundo do mar e histórias de personagens que sobreviveram ao naufrágio, de quase cem anos atrás. A mostra será lançada em 17 de março em um shopping de Porto Alegre. Depois da estadia no Rio Grande do Sul, a exposição aporta em Curitiba e Brasília ainda este ano.
Logo na entrada, uma réplica do cartão de embarque de um passageiro real, que esteve a bordo do Titanic em 1912, é entregue aos visitantes, convidando para jornada no navio, o maior daquela época, que após colidir com um iceberg provocou a morte de mais de 1.500 pessoas. A história inspirou filme homônimo de James Cameron, em 1997.
A viagem no tempo leva os visitantes a um - tour - de ordem cronológica ao longo da vida do navio, que vai desde a construção do Titanic, passa pelo dia a dia da tripulação, naufrágio e incríveis esforços de resgate.
A mostra ainda traz a reprodução de um iceberg de 3,5 metros em que a pessoas podem colocar a mãos para sentir as baixas temperaturas da noite do naufrágio. Ambientes como as cabines de primeira e terceira classe e a sala das caldeiras foram reproduzidas e proporcionam aos visitantes um olhar comovente sobre essa trágica história.
Os objetos são expostos em compartimentos especialmente desenvolvidos em que a temperatura, umidade relativa do ar e níveis de luz podem ser controlados, protegendo os objetos contra esses agentes de deterioração.
Bilhete de embarque que será entregue na entrada da exposição

Amostra de objetos que serão expostos



FONTE: Terra.com