O único navio existente até hoje da White Star Line
________________________________________
White Star Line – Nomadic, 1911 - Presente
Foi construído para a White Star Line, em 1911, pelos estaleiros da Harland & Wolff, em Belfast. Nomadic foi um navio auxiliar de passageiros concebido para transportar passageiros a partir do cais para o navio em portos, já que o cais era raso demais para receber navios de grande porte. Nomadic foi construído como um substituto para o Gallic, já que este estava velho e ultrapassado. Ele se parecia muito com o irmão Traffic, também um navio de passageiros auxiliar. Nomadic transportou passageiros a partir do cais, em Cherbourg, França, para Titanic , em 1912, quando fez seu último porto de escala.
A White Star Line vendeu o Nomadic em 1933 para uma empresa em Cherbourg. Ele foi renomeado para Ingenieur Minard. Ela passou a servir como um barco de patrulha na Segunda Guerra Mundial, para a Marinha Real. Após a guerra, Nomadic (Ingenieur Minard) retomou o serviço de barco auxiliar com o Queen Mary sendo o último navio que ele serviu em 1968.
O Nomadic em construção em estaleiros da Harland e Wolff, em Belfast 1911
Ele então foi vendido para um comprador privado que o rebatizou Nomadic e abriu um restaurante dentro dele em 1977 no rio Sena, na França. O restaurante faliu, e ele ficou vazio e largado por quase 30 anos.
As coisas pareciam sombrias para o Nomadic, quando em 2006, ele foi salvo e adquirido pelo Departamento de Desenvolvimento Social, em Belfast, na Irlanda.
A história completa do feito segue abaixo:
"O Nomadic voltou para casa "(95 anos depois)
COMUNICADO DE IMPRENSA
O NAVIO DA White Star Line, O SS NOMADIC RETORNA AO LOCAL DE NASCIMENTO
Anunciado a imprensa a volta do Nomadic, Belfast, 2006
Nomadic em cima de uma barcaça, Belfast, 2006
O SS Nomadic, agora pertencente ao Departamento de Desenvolvimento Social voltou a Belfast, o porto de seu nascimento, em julho de 2006.
O Ministro do Desenvolvimento Social, MP David Hanson disse:
"É com grande prazer que confirmo que o Nomadic estará de volta em julho. O Departamento de Belfast contratou um navio da marinha e a Hammer Marine Services para trazer e garantir a volta para casa do Nomadic. Para o retorno seguro da embarcação, uma barcaça submergível será usada, o que apresenta o menor risco para transportar o navio de sucesso de 95 anos".
O ministro disse que iria anunciar uma data final de chegada em breve. Ele também anunciou que a DSD foi avançar com a criação de um fundo de caridade para coordenar a captação de recursos e supervisionar a restauração do Nomadic.
"A DSD vai convidar formalmente a Câmara Municipal de Belfast, os Comissários do Porto de Belfast, a Belfast Industrial Heritage Society e a Titanic Society para indicar seus administradores. Estes grupos manifestaram interesse no Nomadic e desempenharam um papel de liderança na campanha para o navio ser comprado e restaurado pelo Governo como um símbolo do patrimônio marítimo da Irlanda do Norte e de associação com a história do Titanic.
O Conselho da Cidade de Belfast prometeu £ 100.000 (cem mil libras) para o fundo de restauração, os Comissários do Porto de Belfast decidiram oferecer uma vaga gratuita para o navio e a Belfast Industrial Heritage Society tem sido ativa na captação de recursos. Sou grato a eles por sua assistência e cooperação. Assim que possível serão nomeados os diretores”
Em entrevista ao canal americano, The History Channel, o historiador, Steven Cameron explicou a importância da volta do Nomadic a Belfast, e disse:
"O mesmo aço, o mesmo material e os mesmos rebites deste navio foram usados no Titanic. Ele voltou para Belfast, o lugar onde nasceu, o lar do Titanic, este é o seu lugar. É maravilhoso têr-lo de volta!"
Ou seja, o Nomadic, continua sendo o último elo entre o Titanic e a grande era da construção naval em Belfast.
Situação atual do casco do navio.
Fotos do interior do Nomadic, em 2006.
Fotos do Nomadic na França, em 1999.
Traffic e seu "irmão", Nomadic. Ambos amarrados em 1912.