Ontem, dia 13 de janeiro de 2012, fomos “bombardeados” com inúmeras notícias acerca de um acidente na Itália com um navio conhecido internacionalmente: o Costa Concordia. No início do acidente e à medida que iam chegando as fotos, foi possível observar que o navio havia se inclinado para a direita em torno de 20º. Não são muitas informações sobre o caso, e nem sempre confiáveis, mas o que se sabe inicialmente é que o navio encalhou em uma banquisa de areia que possívelmente continha rochas, o que teria avariado o casco do navio e causado toda a tragédia. O Capitão do navio deu ordem de evacuação e os tripulantes começaram a embarcar os passageiros em botes salva-vidas e a vestir os coletes neles. Houve muito pânico na hora e pessoas chegaram a pular na água e se afogarem. Já pela noite havia a informação que 3 pessoas haviam morrido no acidente e que logo após a colisão com o banco de areia, ocorreu um black-out na embarcação de propriedade da “Costa Crociere”
Depois que todo o navio foi evacuado e o dia clareou, finalmente nós podemos ter acesso a informações mais concretas. Sabe-se que o Oficial e o Capitão do Costa Concordia abandoram o navio antes dos passageiros; também se sabe que a tripulação não estava bem treinada para a evacuação de passageiros em condições de emergência e que muitos haviam passado mal, por causa do pânico e da tensão psicológica do momento trágico.
Com o tempo avançando sem parar o navio foi cada vez mais inclinando até chegar a inclinação de 80º. A água já alcança os convéses superiores do cruzeiro e a imprensa italiana desmente o fato do navio ter batido em um banco de areia e agora é provado que o navio bateu em rochas da região.
O número de mortos ainda é uma icógnita; alguns meios dizem que foram 2 ou 3 mortos, mas ainda há informações que confirmam 6 mortes. O número de desaparecidos ultrapassa a casa dos 70 e 53 brasileiros se encontravam a bordo do luxuoso cruzeiro. O Capitão e o Oficial do navio foram presos por abandono de embarcação (que é considerada um crime nas leis marítimas internacionais), homicídio culposo múltiplo e naufrágio. De acordo com fontes de informação da Itália, o Comandante deixou o navio por volta das 23h30min de ontem.
O futuro do navio ainda não é certo. Muitos especulam que ainda é possível o transporte dele para uma doca de reparos, mas ao mesmo tempo, muitos especulam que a perda é total e a Costa Cruzeiros perderá o navio.
O RMS Lucas Rubio lamenta profundamente pelas vidas perdidas no acidente do Costa Concordia e pede a Deus que console as famílias que perderam o ente querido. Deixo aqui um texto bíblico de consolação as famílias e as pessoas que lamentam o naufrágio do navio e fotos do acidente.
"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?"
-João, Cap: 11, versículos 25 e 26.
Imagem do Costa Concordia momentos após o imapacto com as rochas.
Imagens do navio nesta manhã (14 de jan.) já inclinado.
Fotos comprovam que o navio bateu em rochas, não em um banco de areia, como vinha sendo divulgado antes.