Introdução
Amigos, venho neste post listar 17 ítens recuperados da zona dos destroços pela RMS Titanic Inc. Variam de ítens de beleza, cartas e postais, roupas etc. Estão em conservação inimagináveis para quase um século de naufrágio e contam uma parte da história do Titanic, como e com o que os passageiros eram atendidos na 1ª Classe pela tripulação. Espero que gostem deste árduo trabalho de adaptação.
Vaso de cristal
Pulseira de ouro
Este encantador artefato é uma pulseira de ouro. Com um lindo fecho em forma de cadeado e coração. A pulseira tem o cadeado de segurança quebrado, mas é possível que o cadeado de segurança tinha uma pequena chave para destravar o fecho. Com base numa imagem da pulseira já existente, deduza-se que o fecho da pulseira foi feito em Chester na Inglaterra, entre 1907 e 1908. O cadeado em forma de coração estava na moda no período Edwardiano e Vitoriano e era considerado um charme, usado também como pingente. Fotos históricas e desenhos da época mostram pulseiras semelhantes, indicando que foi um estilo popular na época. Esta pulseira foi encontrada no fundo do oceano no local do naufrágio, dentre muitos artefatos, e é um belo pedaço da História do Titanic.
Pino de cabelo
Os penteados das mulheres estavam começando a mudar em 1912, no momento em que o RMS Titanic navegou. Os cabelos eram longos, e eram mantidos em em estilo de coque. Havia estilos principais como um coque frouxo e longo, e um coque na altura do pescoço. Ambos os estilos foram concebidos para realçar o gracioso pescoço e ombros de uma mulher. Este pino de cabelo, encontrado no local do naufrágio, provavelmente foi usado por uma passageira do Titanic. Nele encontra-se uma inscrição chinesa que significa, irônicamente, “Longa Vida”. Há fontes que registram o objeto como um adorno em chapéus e que na verdade a inscrição dizia: “Felicidade Eterna!”. Estilos orientais eram comuns na época.
Cartão postal do dia de St. Patrick
No centro do postal há uma imagem de Blarney Castle, localizado a cinco milhas da cidade de Cork, a cerca de 13 quilômetros de Queenstown. Dermot McCarthy era o rei de Munster e construiu o Blarney Castle em 1446. São Patrick é o nome do patrono da Irlanda. Por mais de 1000 anos, a Irlanda comemorou o aniversário da morte de São Patrick.
Cartão postal do dia dos namorados
Catálogo de perfumes
Este cartão de perfume foi encontrado na bagagem de segunda classe do RMS Titanic e era do passageiro Franz Pulbaum. O cartão foi produzido com o cheiro de um perfume de Eólias e foi criado pela “Câmara dos Lenthéric” em Paris. Lenthéric foi criada em 1875 por Guillaume Lenthéric, um cabeleireiro, que criou um império de perfumes em um pequeno salão na rua Saint-Honoré, em Paris, que atendia a aristocracia. Como o negócio se tornou rentável, Lenthéric construiu uma fábrica em Courbevoie, nos arredores de Paris, e foi reconhecido como um dos melhores designer’s conhecidos e fabricantes de novos perfumes. Pulbaum poderia ter pego este cartão em qualquer lugar de Paris, mas, o mais provável foi que ele pegou na Casa de Lenthéric. Lenthéric hoje ainda produz perfumes originais.
Amostra de perfumes
Alguns dos rótulos de perfumes são legíveis e ainda se dá para identificar aromas do perfume: Cravo, Musk, Lírio do Vale, e Cashmere Bouquet, são alguns deles. Uma caixa de metal de proteção, parcialmente danificada, é ainda visível na fileira superior do catálogo de couro.
Este catálogo pertencia originalmente a Adolphe Saalfeld, fabricante de perfumes de Manchester, Inglaterra. Com 47 anos de idade, Saalfeld embarcou no Titanic na primeira classe do navio. Ele levou este catálogo de couro cheio de perfumes e amostras a bordo do navio. Na época em que o Titanic navegou, o negócio do perfume americano foi crescendo: Saalfeld tinha a intenção de vender suas fragrâncias em boutiques de moda e lojas de departamentos em Nova York, ou em outras grandes cidades americanas.
Carta de imigração
A foto acima é uma carta de recomendação de seu senhorio em Wandsworth (sudoeste de Londres), indicando que Marian era um inquilino de confiança. A nota manuscrita é datada de 1º de maio de 1911 e afirma: "Isto é para certificar que Miss Meanwell sempre foi um bom inquilino e rápido no pagamento de seu aluguel. Wheeler Sons & Co. "
As cartas de referência foram importantes documentos para imigrantes planejando se mudar. Wheeler Sons & Co., foi um negócio que tratava disso. Acredita-se que esta carta seria para o aluguel de um apartamento em Nova York. Ele não sobreviveu ao naufrágio.
Querubim da Grande Escadaria
A “Grand Staircase” era um lugar de encontro favorito para os passageiros da primeira classe. Os passageiros se reuniam ali antes de uma visita ao banho turco ou após o jantar. Cada nível da escada era decorado com embutidos em madeira e ornamentos dourados. Esse querubim bronze enfeitou uma das seções superiores.
A Grande Escadaria descia através de seis pavimentos e era coberta por uma cúpula de ferro e vidro. Percebe-se que este querubim é da Grande Escadaria de popa do Deck C. O peso é menor do que os querubins da escadaria principal de proa.
Lâmpada de leitura
Para os passageiros que queriam ler na cama, esta lâmpada era ideal, permitido a colocação em cima da cama, em um gancho na parede. Esta lâmpada foi recuperada na expedição de 2000.
Bule de cerâmica
Chaleira a vapor
Calças de pijama
As calças têm vários manchas de ferro, e as calças sofreram pequenas perdas. Há uma cinta com fivela e um único bolso abotoado de material branco na parte de trás das calças.
Houndstooth foi um dos padrões de seleção mais facilmente identificáveis na virada do século. É produzida em um padrão de listras.
Chapéu
Chocolateira de prata
O fundo tem a inscrição "Goldsmiths & Silversmiths Company 112 Regent Street ", juntamente com o logotipo da White Star Line e o número padrão. Esta empresa, localizada em Londres, foi também uma das fornecedoras de prata para o Queen Mary. Além de produzir talheres de prata, esta empresa também fez outros ítens, como espadas cerimoniais de almirantes britânicos.
Mala de couro
Porta de cofre
Esta imagem mostra uma porta de aço e bronze, que era de um dos vários cofres a bordo do Titanic. Na placa circular do fabricante, na parte dianteira lê-se: "Thomas Perry & Son LD. Resistente ao fogo". No centro foi colocado um escudo ladeado por um leão e um unicórnio, com uma faixa dizendo em francês: "Dieu et mon Droit". O emblema é uma réplica do selo britânico e da monarquia com o seu lema: “Deus e meu direito”. Usando esse selo, a pessoa indicada, provavelmente teve patrocínio real.
Thomas Perry & Son foi criada em 1806 como uma fundição de ferro, que produziu as placas de armadura. Durante o século XIX, também tornou-se respeitada pela alta qualidade em cofres portáteis que produziram.
Mas, como são conservados?
Depois que os artefatos são recuperados do Oceano Atlântico, são cuidadosamente documentados e estabilizados para o transporte de volta aos Estados Unidos. A cada artefato é atribuído um número de acesso único, eles são vistoriados, medidos, fotografados, estabilizados e envolvidos para o transporte. Os artefatos são transportados em banheiras de água salgada, projetadas para imitar as condições do ambiente de onde foram recuperados, e assim, retardar a corrosão que acontece na presença de oxigênio, e na pressão diferente da superfície oceânica.
Uma vez de volta aos Estados Unidos, os artefatos são submetidos a um longo e lento processo de conservação.
¬ Dedicado especialmente para os amigos: Alencar, Rodrigo Piller, Sergio e Pedro Delano.
11 comentários:
Parabéns pelo post,eu sempre quiz saber mais sobre os artefatos recolhidos do naufrágio.
E fiquei boquiaberto em ver que um vaso de cristal foi resgatado intacto.
Muito interessante.
ABRAÇOS!!
Parabéns pela sua dedicação!
Vou falar uma frase para você saber quem escreveu:É do Brasil cara!
UASHUAHSUAHUS.
Que descrição ótima, cada ítem carrega um fardo histórico imenso e, não fosse a RMS Titanic INC, onde estariam estas peças? Ao certo distrubuidas pelo mundo nas mãos de colecionadores sem escrúpulos.
É interessante ver que tanta coisa ainda está intacta, desde papel à vidro, que mesmo sendo tão diferentes na fragilidade, foram beneficiados pelas condições de repouso ou pela localização.
Adorei ler as descrições. obrigado pela dedicatória. Grande abraço.
Essa hestória ira para bem longe,amei o Titanic, ta de parabéns.
Parabéns pelo seu Blog e trabalho de pequisa, muito interessante emsmo, coloquei nos meus favoritos e também salvei as imagens, gostei da trilha da Ennya também casou bem
Forte Abraço
muito legal alguns itens parecem intactos
Excelente post.
Obrigado pela dedicatória.
parabens pelo post
muito interessante
e o primeiro blog a documentar filmes e documentarios parabens Lucas
pra vc sabe quem sou eu
É isso ai Manoloooooooo
Parabéns cara. Muito Obrigado pela lembrança. Seu blog é muito interessante e inovador.
a historia do titanic ainda guarda mais misterios
Gostei muito do site ter a oportunidade de ver essas peças resgatadas do Titanic é como fazer uma viagem no tempo sempre tive curiosidade sobre o naufrágio e as informações colhidas aqui foram enriquecedoras parabéns aos criadores e continue com esse trabalho que é sensacional.
Postar um comentário