sábado, 5 de março de 2011

Raise The Titanic!


Uma corrida debaixo d’água para salvar o Titanic e sua carga de defesa vital. A história segue as aventuras do agente especial americano Dirk Pitt (Richard Jordan), e seus companheiros (Jason Robards, David Selby e Alec Guinness) em sua jornada recuperar um material que tornará os EUA inexpugnável. O livro original foi produzido em 1976 por Clive Cussler e publicado nos Estados Unidos pela Viking Press. Conta a história dos esforços para trazer os restos mortais do navio RMS Titanic à superfície do Oceano Atlântico. O livro foi adaptado para um filme em 1980, O Resgate do Titanic, dirigido por Jerry Jameson. O filme foi produzido pela ITC Lew Grade's Entertainment. O filme foi uma bomba de bilheteria e recebeu elogios da crítica mas poucos dos espectadores. A maquete utilizada foi largada após as filmagens e hoje em dia está irreconhecível; Ken Marshall foi o que ajudou produzir a maquete, o modelo estava totalmente perfeito, mas sem o conhecimento de Marshall, a equipe mudou a maquete para se parecer mais com o navio que seria utilizado nas filmagens do Titanic em superfície; um exemplo são os 3 mastros na proa, que no real navio, só existia 1. 

**Caso queira adquirir o DVD do filme, acesse> O Resgate do Titanic - Livraria Saraiva

Ficha Técnica:

    Reino Unido
1980 • Cores • 115 min


Direção: Jerry Jameson
Produção: Eric Hughes (adaptação) e Adam Kennedy (roteiro)
Elenco Principal: Jason Robards, Richard Jordan, David Selby, Anne Archer e Alec Guinness
Distribuído por: Associated Film Distribution (USA)
Idioma original: Inglês
Lançamento: 01 de agosto de 1980
Orçamento: $7,000,000 de dólares (USA)


Cena em que o Titanic volta a superfície


O navio volta à tona, voltando também com a imaginação dos Titânicos 


Situação atual da maquete utilizada nas filmagens de Raise The Titanic! Foi praticamente "abandonado"

4 comentários:

Rodrigo Aparecido Piller disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Aparecido Piller disse...

Numa das pesquisas eu soube que o navio SS Athinai foi o "Titanic do filme", pois foi nele que foram gravadas as cenas de convés. Como este navio estava abandonado num píer não foi tão complicado transformá-lo no Titanic que retorna das profundezas...
..
..
Eu gosto deste filme, não me importam erros, pois sabe-se exatamente os motivos que levaram ao erro, sendo assim tudo vira história, até nos "erros" esconde-se muita coisa.. Não consigo entender os motivos do abandono do modelo nos estúdios, o que me leva a crer que sejam motivos financeiros... Sei que as chaminés deste modelo estavam em posição normal até poucos anos, mas uma enorme tempestade acabou por fazer os estragos, sendo assim, hoje o modelo não passa de sucata mesmo.. uma lástima. DETALHE: o filme foi um dos mais complicados de encontrar de todos os filmes que coleciono,, é uma raridade em VHS.. Felizmente com o recente lançamento, hoje é fácil obtê-lo.

Mário disse...

é uma pena esse abandono, para a época a cena do titanic voltando é das melhores!

SERGIO JUNIOR disse...

Belo Post,realmente e acho que Alec Guinness foi o personagem OBI-WAN Kenobi no episódio 4 de STAR WARS,sou super fã dele.
Toda vez que vejo a foto da maquete abandonada tenho vontade de pega-la e reforma-la,é triste uma maquete daquela em tal estado.