domingo, 25 de novembro de 2012

O RMS Olympic em raras imagens

O RMS Olympic foi um dos navios mais notáveis da História do Séc. XX. Anos de serviço, sendo alguns deles como navio de guerra, permitiram que muitos fotógrafos capturassem cada detalhe e momento do gigante e luxuoso transatlântico. De ostentosas cabines a canhões instalados temporariamente nos sombrios anos da I Guerra, cada espaço fotografado conta por si só a história daqueles tempos. O Olympic tinha o apelido de “Velho confiável”; e não era à toa: fascinou milhares de passageiros que desfrutaram de sua viagens transatlânticas durante anos e assustou marinheiros alemães na Guerra e encantou gerações com sua rica história!

Apresento-lhes a seguir uma pequena coletânia de belas e raríssimas imagens do RMS Olympic, um navio que superou o mau tempo da história mundial e nem sempre é lembrado por isso. Ao final da postagem, uma pequena película com imagens esplêndidas do navio. Aproveite!

 

Exterior

Uma belíssima imagem da silhueta do navio, partindo (ou chegando) de algum lugar.

Imagem do Olympic muito parecida com uma famosa imagem do Titanic no período de testes.

Olympic na última fase de conclusão, Belfast 1911.

RMS Olympic na última fase de contrução, Belfast, 1911. Observe as plataformas montadas nas chaminés, onde é possível ver trabalhadores pintando-as, ou instalando as cordas de sustentação.

A ilusão de óptica desta fotografia dá a parecer que o navio está afundando pela popa.

Passageiros desembarcando do Olympic, imagem da década de 1920.

Esteira de embarcação de provisões.

Olympic na chegada a Nova York. A porta do lado direito está no convés E e foi aberto para os membros da imprensa embarcarem no navio

Olympic chegando em Nova Iorque. Esta é a visão estibordo do navio e esta porta era localizada no Deck E. Neste momento, observa-se fotógrafos e jornalistas aguardando para entrar no navio em busca de uma foto de algum passageiro famoso ou apenas com o interesse de fotografar as acomodações do navio.

Detalhe do letreiro de proa do Olympic. Fotografia tirada em um dos últimos anos de existência do navio.

Visão de bombordo do navio.

Foto da gigantesca âncora do navio. Percebe-se um uma placa no fundo da foto a frase “A maior âncora do mundo”.

Visão estibordo do navio aportado.

Ponte de observação dos oficiais, no Deck dos Botes.

Foto da popa do navio, tirada do Deck A, na década de 1930, um pouco antes do desmantelamento do navio.

RMS Olympic em um de seus últimos momentos. Uma bela fotografia que mostra a dimensão gigantesca do navio.

Canaleta de escoamento da água do convés B do Olympic

Foto do chão do Deck B do Olympic, que mostra uma canaleta de escoamento da água do convés. Quando chovia, a água ia parar nesses painéis de madeira com esses furos. O deck era levemente inclinado para os lados, fazendo com que a água fosse direcionada para a canaleta.

Olympic em um teste de arriamento de bote.

Proa do RMS Olympic, no momento da fotografia, HMT Olympic, dotado de canhões anti-submarinos alemães e com sua pintura de camuflagem de Guerra.

Exemplar de um dos canhões que foram instalados no Olympic durante a Guerra e seus projéteis. É o mesmo que pode-se ver no castelo de proa do navio, na foto anterior.

Soldados canadenses subindo a bordo Olympic após a Primeira Guerra Mundial para o seu regresso à terra natal

Soldados canadenses (na época o Canadá era uma colônia britânica) embarcando no Olympic indo de volta para a terra natal, em 1918, no fim da I Guerra Mundial. Perceba que um dos oficiais leva uma bandeira.

Visão da proa do navio nas épocas da Grande Guerra. Perceba no torpedo submarino no deck, no canto esquerdo da foto.

Olympic e sua curiosa pintura de Guerra.

Olympic abarrotado de soldados. Veja como alguns estão pendurados em um dos guinchos do navio. Outro aspecto interessante da foto é a bandeira do Reino Unido entre os soldados, demonstrando o patriotismo daqueles que foram convocados para a guerra e a placa no Deck A com a o número de identificação do navio.

Processo de pintura da camuflagem de guerra.

Olympic no último ano da guerra. Veja como a pintura já está gasta.

Voltando aos tempos de paz, passageiros da segunda classe descansam e apreciam a vista do convés de passeio.

Interior

Passageiros da segunda classe na Sala de Leitura.

Fotografia do “Enquiry Office”, ou o “Escritório de Pedidos” onde eram enviadas as mensagens de telégrafo dos passageiros da primeira classe. Este escritório estava localizado no Deck C, ao lado da escadaria principal.

Escadaria de Popa, Deck B do Olympic.

Cinema a bordo do Olympic, em classe turística (antiga sala de leitura da 2 ª classe)

Fotografia do cinema a bordo do Olympic, que ocupou a antiga sala de leitura da Segunda Classe.

Piano no deck dos botes do Olympic

O piano sem cauda que ficava no Deck dos Botes, ao lado do domo da Grande Escadaria.

Cabine de primeira classe C-90 do Olympic, em 1920

Fotografia da cabine C-90 do Olympic, anos 1920.

Foto de outra cabine do Olympic. Repare nos belíssimos e detalhados painéis da parede e da característica luminária.

Balcão de informações dos passageiros da 2ª classe no Olympic. E Deck

Balcão de informações da Segunda Classe, no Deck E. Neste local também eram expedidas mensagens telegráficas.

Sala de jantar da segunda classe nos anos do pós-guerra. As longas mesas retangulares foram substituídas por pequenas mesas

Salão de jantar da Segunda Classe. Antes as mesas eram grandes, longas e coletivas, mas depois elas foram trocadas por mesas para 4 ou 6 pessoas, dando uma privacidade e conforto maior aos passageiros. Nota-se a linha do horizonte do mar na janela.

Cozinha - Olympic

Cozinha do RMS Olympic.

Tinta granulada usada nas acomodações da segunda e terceira classe. Eram mais econômicas e protetoras

Detalhe do tipo de tinta granulada usada nas acomodações da Segunda e Terceira Classe. Essa tinta era mais resistente e econômica.

Mesa de massagem no deck F do Olympic

Mesa de massagem feita de mármore, no Deck F do navio.

Cabine de primeira classe do Olympic

Camareiro em uma cabine de Primeira Classe. Perceba nos belíssimos detalhes pintados na janela.

Uma foto muito interessante. A banda do navio toca para passageiros na Segunda Classe. Perceba que aquele objeto cilíndrico é o mastro de popa do navio, que adentrava vários decks abaixo.

Outra foto mostrando o mastro de popa. Perceba que a cor do mastro nas duas fotos é diferente. Para responder isso, há duas hipóteses: ou as fotografias foram tiradas em épocas diferentes, quando a White Star teria pintado de outra cor o mastro no intervalo de tempo, ou o mastro era pintado de cores diferentes a cada deck, para combinar com algum padrão estético.

Banhos turcos do Olympic e Titanic equipados com balanças. Após a pesagem, o passageiro recebia um bilhete indicando o seu peso

Cadeira-balança nos banhos turcos. Quando o passageiro se pesava, ele ganhava um ticket mostrando seu peso, assim, ele poderia guardá-los e comparar a perda ou ganho de peso com as visitas aos banhos turcos.

Barber’s Shop, localizado no Deck C, na escadaria de popa. Lá o passageiro podia se barbear ou cortar o cabelo, além de comprar um brinquedo ou lembrança do navio e da companhia de navegação.

Squash and Racquet Courts on RMS Olympic

Foto raríssima e talvez a única deste ambiente do navio: a quadra de Squash. O Titanic também contava com uma quadra dessa.

Lounge da primeira classe. Esta sala também podia ser frequentada por homens, mas foi desenhada e feita especialmente para as mulheres à bordo. Foto da década de 1920.

Cabine do Deck B com lavabo.

Salão de fumantes da Primeira Classe.

Uma passageira escreve algo na escrivaninha em sua cabine de Primeira Classe.

Salão de jantar no Deck D da Primeira Classe.

Salão de recepção também no Deck D.

 

Bônus

Uma coloração perfeita, que faz parecer que a foto foi tirada colorida originalmente. Certa em cada detalhe, ela é perfeita para finalizar as fotos desta postagem!

 

Vídeo do RMS Olympic

Nostalgia, felicidade e ao mesmo tempo tristeza. Assim traduzimos os sentimentos que passam por nós ao assistirmos este esplêndido vídeo do Olympic, navio-irmão do Titanic. Nostalgia e felicidade por uma época de ouro, época áurea dos navios de vapor que dominavam os mares, com toda sua beleza, harmonia e essência… Porém tristeza em saber que foi uma era que, infelizmente, não volta mais e um navio que já não existe mais...

No vídeo é compilado imagens do RMS Olympic, chegando e partindo de diversos portos e especialmente do píer 59 da White Star Line, ao som de uma das música da obra cinematográfica “Titanic”, de 1997. As imagens dão uma ligeira impressão de efeito 3D, pois são gravadas do deck do próprio navio e do píer, criando-se a ilusão de se estar lá, ao vivo, a bordo do gigante Olympic. O vídeo é uma dica do companheiro Lucca Piccirilo. Confira este excelente material visual do navio RMS Olympic: (Para assitir ao vídeo, pause a música no player localizado na barra superior da página)

Vídeo original do RMS Olympic. 1920.

Você gostou das fotos? Todas saíram do meu acervo de alguns anos de pesquisa e a grande maioria está em boa qualidade. Aproveite-as e faça o download delas agora no link abaixo! Algumas não estão em tão boa qualidade, mas mesmo assim são ótimas para um bom amante de navios históricos! Faça bom uso delas e que elas sirvam de aprendizado sobre a estética e história do RMS Olympic.

Locator_Dot2DOWNLOAD .RAR DAS FOTOS DO POST AQUILocator_Dot2[3]

Eu gostaria de dedicar este post a todos os meus amigos, dos quais alguns eu já não me recordo o nome, mas em especial: Alencar Silva, Daniel Capella, Diogo Del Cistia, Guilherme Soares, Heron Daniel, Laísa Raupp, Lucas Oliveira,  Mário Camacho, Matheus Lopes, Raul Rocha, Rodrigo Piller, Sergio Claudiano, Victor Augusto e Victor Vila.

 

3 comentários:

Anônimo disse...

vcs estão de parabens, eu que conheço tão bem a historia da classe olympic ainda me surpreendo com as suas postagens.

SERGIO JUNIOR disse...

Post fantástico, como todos desse blog.
Legal saber que está de volta.

Joel Junior Araujo França disse...

Legal mesmo... Rms Olympic é o meu preferido👍