sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Tabuleiro de Xadrez feito da madeira do Titanic

O CS Minia foi um dos navios de resgate dos corpos dos passageiros que pereceram no naufrágio do Titanic, na madrugada de 14 para 15 de abril de 1912.

A bordo do Minia, haviam vários profissionais responsáveis pela recuperação, identificação e sepultamento no mar dos corpos, e em alguns casos até conservação deles. Um dos diversos profissionais a bordo era William Parker, um carpinteiro que recolheu algumas peças que ainda flutuavam na superfície da água alguns dias depois do navio ter ido à pique. Entre estas peças estava um pedaço de madeira, que pode ter vindo de qualquer parte do navio, bem como uma porta, parede, piso, mesa ou cadeira.

William Parker tirou o pedaço de madeira da água e fez com ele um tabuleiro de madeira, que recebeu um significado especial, por ser feito propriamente por uma parte da história do navio mais famoso de todos os tempos. Em algum momento o tabuleiro tinha peças, já que há marcas no tabuleiro, só não se sabe o destino e a origem delas, não se sabe se as peças também foram feitas de madeira ou outro material recuperado dos destroços que flutuavam na água.

A peça está avaliada em 15.000 dólares.

 

a_2_7

Fotografia do tabuleiro de xadrez feito com um pedaço de madeira do Titanic.

 

Links interessantes para essa matéria

2 comentários:

Daniel Capella disse...

Vi na televisão este tabuleiro. No programa "Pawn Stars" (não lembro da tradução...), o cara da loja de penhores ofereceu só 5,000 pelo tabuleiro...

O dono do Xadrez fez bem em não aceitar, vale o triplo!

Lucas Rubio disse...

Sim Daniel, eu também não venderia por aquele valor, afinal, para mim, seria uma peça de valor inestimável!
Obrigado pelo comentário, abraço!