terça-feira, 19 de abril de 2011

Os relatos de Harry Senior

Harry Senior

Mr. Harry Senior era bombeiro civil na época em que embarcou no RMS Titanic em Southampton. Harry morava em Clapham, Londres na Inglaterra. Nasceu em 5 de Janeiro de 1881 e morreu no ano de 1937.

O bombeiro afirmou que "Só havia milionário na maioria dos botes"

Em entrevista ao jornal americano New York Times, no dia 19 de Abril de 1912 o Sr. Harry disse:

"Eu estava em minha cama quando senti um tremor. Pouco depois um homem disse: Parece que algo atingiu o navio.
Eu fui até o convés e vi uma grande pilha de gelo sobre o convés da proa, mas todos nós pensamos que com navio não iria acontecer nada demais, e voltamos para nossas camas. Então, um dos serviçais do navio desceu correndo e gritou: " Todos se reúnam para os botes salva-vidas! Então eu vi um bote sendo abaixado. Treze pessoas estavam a bordo, onze homens e duas mulheres. Três eram milionários e um foi Ismay. Depois eu corri para cima, no convés superior, e ajudei a jogar uns salva vidas para o andar inferior. Vi uma mulher italiana, segurando dois bebês. Peguei um deles e saltei com a mulher no mar, a água estava muito fria. Quando vim para a superfície, o bebê em meus braços estava morto, então, como a criança estava morta, eu deixei ela afundar e tentei me salvar. Enquanto estava no mar, ouvi uma explosão da caldeira do Titanic e uma grande onda se formou. Quando a mulher viu que onda estava forte, ela desistiu de nadar”.

 

Impressão artística mostrando o naufrágio do Titanic 

“Eu nadei ao redor, por aproximadamente meia hora, e estava de costas quando o Titanic afundou. Tentei entrar a bordo de um bote, mas alguns dos oficiais me bateu na cabeça com um remo.
Cheguei ao outro lado aonde tinha outro bote e consegui subir nele, dentro havia umas trinta e cinco pessoas, incluindo o segundo Oficial, e não mulheres. Eu via muitas pessoas mortas ao nosso redor. Mais tarde, o segundo oficial sinalizou para alguns outros barcos e alguns de nós foram transferidos para eles. Avistamos o Carpathia ao amanhecer, depois de estar no bote cerca de cinco horas. Logo que eu entrei a bordo do navio, fui muito bem tratado”.

4 comentários:

Pedro Delano disse...

Maneiro saber dos relatos de Harry Senior.
Mas cadê a placa do Guinnes?hehe
Parabéns, amigo.

SERGIO JUNIOR disse...

Realmente ótimo o relato.
Parabéns pelo post!

Rodrigo Piller disse...

Muito interessante este relato, e é nestes relatos que está a história mais real, sem muita fantasia imaginária. Em algum lugar eu já havia lido o relato de alguém que tinha saltado ao mar com um bebê, agora sei quem é. Realmente uma lástima o bebê não ter sobrevivido.

Entre as cenas excluídas do filme Titanic, está uma cena onde Call Hockley acerta a cabeça de Fabrizzio com um remo e acaba o ferindo ( não sei se o mata )... Interessante é ver que Cameron acabou "matando" Fabrizio de outro modo na versão final que conhecemos. De qualquer modo penso que é exatamente neste relato de Harry Senior que James Cameron baseou-se para fazer esta cena. Em um dos trailers do DVD 4 da Ed. de Colecionador, mesmo que por um instante, vemos Call Hockley bater violentamente com o remo na direção da água, provavelmente este seja o único trecho que restou da cena original, mas vale conferir.

Amigo, parabéns pelo post, só boa informação!
Abraço.

Anônimo disse...

muito bom