segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Nomadic volta para Belfast!

O único navio existente até hoje da White Star Line

________________________________________



White Star Line – Nomadic, 1911 - Presente
Foi construído para a White Star Line, em 1911, pelos estaleiros da Harland & Wolff, em Belfast. Nomadic foi um navio auxiliar de passageiros concebido para transportar passageiros a partir do cais para o navio em portos, já que o cais era raso demais para receber navios de grande porte. Nomadic foi construído como um substituto para o Gallic, já que este estava velho e ultrapassado. Ele se parecia muito com o irmão Traffic, também um navio de passageiros auxiliar. Nomadic  transportou passageiros a partir do cais, em Cherbourg, França, para Titanic , em 1912, quando fez seu último porto de escala.
A White Star Line vendeu o Nomadic em 1933 para uma empresa em Cherbourg. Ele foi renomeado para Ingenieur Minard. Ela passou a servir como um barco de patrulha na Segunda Guerra Mundial, para a Marinha Real. Após a guerra, Nomadic (Ingenieur Minard) retomou o serviço de barco auxiliar com o Queen Mary sendo o último navio que ele serviu em 1968.



O Nomadic em construção em estaleiros da Harland e Wolff, em Belfast 1911

Ele então foi vendido para um comprador privado que o rebatizou Nomadic e abriu um restaurante dentro dele em 1977 no rio Sena, na França. O restaurante faliu, e ele ficou vazio e largado por quase 30 anos.
As coisas pareciam sombrias para o Nomadic, quando em 2006, ele foi salvo e adquirido pelo Departamento de Desenvolvimento Social, em Belfast, na Irlanda.

 

A história completa do feito segue abaixo:
 



"O Nomadic voltou para casa "(95 anos depois)

 



COMUNICADO DE IMPRENSA
O NAVIO DA White Star Line, O SS NOMADIC RETORNA AO LOCAL DE NASCIMENTO

Anunciado a imprensa a volta do Nomadic, Belfast, 2006

Nomadic em cima de uma barcaça, Belfast, 2006

O SS Nomadic, agora pertencente ao Departamento de Desenvolvimento Social voltou a Belfast, o porto de seu nascimento, em julho de 2006.
O Ministro do Desenvolvimento Social, MP David Hanson disse:
"É com grande prazer que confirmo que o Nomadic estará de volta em julho. O Departamento de Belfast contratou um navio da marinha e a Hammer Marine Services para trazer e garantir a volta para casa do Nomadic. Para o retorno seguro da embarcação, uma barcaça submergível será usada, o que apresenta o menor risco para transportar o navio de sucesso de 95 anos". 
O ministro disse que iria anunciar uma data final de chegada em breve. Ele também anunciou que a DSD foi avançar com a criação de um fundo de caridade para coordenar a captação de recursos e supervisionar a restauração do Nomadic.

"A DSD vai convidar formalmente a Câmara Municipal de Belfast, os Comissários do Porto de Belfast, a Belfast Industrial Heritage Society e a Titanic Society para indicar seus administradores. Estes grupos manifestaram interesse no Nomadic e desempenharam um papel de liderança na campanha para o navio ser comprado e restaurado pelo Governo como um símbolo do patrimônio marítimo da Irlanda do Norte e de associação com a história do Titanic.
O Conselho da Cidade de Belfast prometeu £ 100.000 (cem mil libras) para o fundo de restauração, os Comissários do Porto de Belfast decidiram oferecer uma vaga gratuita para o navio e a Belfast Industrial Heritage Society tem sido ativa na captação de recursos. Sou grato a eles por sua assistência e cooperação. Assim que possível serão nomeados os diretores”

Em entrevista ao canal americano, The History Channel, o historiador, Steven Cameron explicou a importância da volta do Nomadic a Belfast, e disse:

"O mesmo aço, o mesmo material e os mesmos rebites deste navio foram usados no Titanic. Ele voltou para Belfast, o lugar onde nasceu, o lar do Titanic, este é o seu lugar. É maravilhoso têr-lo de volta!"

Ou seja, o Nomadic, continua sendo o último elo entre o Titanic e a grande era da construção naval em Belfast.

Situação atual do casco do navio.



Fotos do interior do Nomadic, em 2006.




[IMAGE]

[IMAGE]    
Fotos do Nomadic na França, em 1999.


 Traffic e seu "irmão", Nomadic. Ambos amarrados em 1912.


Veja a seguir um vídeo, onde mostra o percurso do SS Nomadic indo de volta para o porto de Belfast.



Está previsto para este ano de 2011, a inauguração do restaurado "pequeno herói" da White Star Line.


On 31st May 1911 S.S. Nomadic sail out of Belfast on an adventure which was to last almost a century. The ship she was built to serve was also launched there that very same day ... R.M.S. Titanic.Now Nomadic is home again and undergoing restoration to here former glory. To mark this historic milestone the Nomadic Preservation Society invite you to join us at our centenary celebrations 2011. Our weekend long itinerary is packed with exciting tours and exclusive events in tribute to 100 years of S.S. Nomadic, the legacy of Titanic and the amazing City which is giving them life again.

Colaboração: Pedro Delano

2 comentários:

Tirano Sauro Rex disse...

espeero que n façam besteira e n os destruam!

Alencar Silva disse...

Vamos ver se em 2012 teremos alguma supresa com relação ao SS NOMADIC.